https://www.canva.com/design/DAEjcX5DaWE/CBU2bhJna51sZd5MOSCasA/view?website#2 Caroline Ozório | Arte e Educação do Movimento | Rio de Janeiro
top of page

mova-se bem

sou uma artista criadora e educadora do movimento à favor da liberdade, autonomia do corpo.
Me preocupo em buscar modos de acolhermos mais os nossos processos de lida com o corpo, com a nossa força, com nossos hábitos, com a nossa energia. Busco desmistificar os idealismos e fórmulas prontas do mercado fitness. Podemos ser corpo padrão ou não, isso não importa, tudo é bem vindo desde que com consciência! 

Forneço possibilidades de aprofundamento e realidade sobre si no mundo, com pé no chão, olhos e ouvidos abertos, suor e músculos vibrantes, aprofundando a escuta e entendimento sobre si ao se mover e ao movimento que  expressa quem você é.

Corpo Vivo é um convite à ação pela responsibividade sobre o corpo na nossa vida.

Ajudo pessoas a saírem do sedentarismo de uma forma mais simples sem perder engajamento e profundidade. Vamos descobrir o prazer de mover, encarar a autenticidade dos seus gestos, aceitar seus corpos, corpas e corpes e saber viver bem, ser corpo vivo!

​

Âncora 2

Mineira, 31 anos, residente no Rio de Janeiro, artista criadora de movimento e educadora corporal.

Mestranda em Dança pela UFRJ, bacharela em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (CREF 045836-G/RJ) desde 2014. Graduanda em Teoria da Dança (UFRJ).

​

Artista integrante do Coletivo Cosmogônico (desde 2017)(clique aqui) e artista pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Dramaturgias do Corpo - UFRJ / CNPq (desde 2015). 

​

Desenvolve pesquisa em yoga, expressão e desenvolvimento pessoal com a mestra ioguini Lu Brites na DOM Yoga & Art School (clique aqui) (RJ/NY).

​

Desenvolve método próprio de prática corporal para educação e cuidado do movimento 

Corpo Vivo - Educação e Saúde do Movimento Integrado, adaptado ao modo online em 2021. As aulas acontecem na plataforma Zoom.

 

No campo artístico desenvolve a metodologia especializada para artistas:

Corpo Vivo em Cena - preparação e dramaturgia do corpo cênico.

​

Preparadora física e educadora corporal, faz atendimentos individuais e em pequenos grupos, a domicílio, online e em espaços abertos na cidade do Rio de Janeiro, como praias e parques (DEVIDO A PANDEMIA COVID-19 AS AULAS ESTÃO SENDO REALIZADAS EM MODO REMOTO).

​

Criadora do projeto Corpo-Terra, Corpo-Água. Uma proposta prática e reflexiva sobre o corpo no espaço entre urbano-natureza, a partir dos princípios da meditação, expressividades do corpo e práticas ecossomáticas  na caminhada, corrida e natação na natureza, em parques e águas abertas das praias do Rio de Janeiro. Uma experiência para todos/as/es em busca de qualidade de vida, reflexão e saúde do corpo-mente diante dos desafios da contemporaneidade (SUSPENSAS DURANTE PANDEMIA).

​

IMG_8112.jpg

​

 

"Trabalhando em áreas diversas encontro um ponto em comum, o  C O R P O.

 

Gosto do trabalho que me permite expandir as potências dos indivíduos, na arte e na vida, me relacionando, e compartilhando possibilidades de cuidado e buscando a  autonomia da saúde de quem me procura.

​

Acredito na investigação consistente e suave pelo corpo liberto e criativo, integrando corpo, mente e espírito.

​

Sigo um singelo "ativismo corporal", dando luz ao que é mais essencial enquanto seres humanos  e de afeto. Com responsabilidade e transparência, num movimento contrário a algumas sombras e enganos que a a medicina tradicional, a indústria fitness e a farmácia por vezes tem ignorado.

​

O mundo mudou. Os corpos também. As dificuldades e doenças também. Muita coisa evoluiu para além dos estudos tradicionais na saúde e cada vez mais comprovo a potência da cultura corporal na saúde.

​

Sou inspirada por tantas e tantos mestres com quem tive o prazer de aprender,  nas artes do teatro, da dança, do yoga e do esporte, e pela minha própria intuição profissional. 

 

Na escuta dos nossos gestos e impulsos mais sinceros experienciamos um mundo mais interessante, geramos mais energia e melhores transformações."

 

Caroline Ozório

​

Âncora 1

​

Histórico

​

​

ARTES CÊNICAS

​

Estudante de dança desde os cinco anos, Caroline passou por formações em Balé Clássico pelo Método Vaganova e Royal Academy of Dance, Jazz Musical, Teatro Físico e Dança Teatro em Minas Gerais. 

No Rio de Janeiro participou de pesquisas e trabalhos artísticos independentes e/ou acadêmicos (UFRJ) como intérprete criadora, bailarina, performer, preparadora, coreógrafa e diretora em dança contemporânea e teatro. Colaboradora da Cia Bagagem Ilimitada desde 2018 e integrante do Coletivo Cosmogônico desde 2017.

Recentes e principais trabalhos em atuação como intérprete: "Fronteiras Invisíveis", de Marie Close (Bélgica), "Atafona, o fim”, Coletivo Cosmogônico, “E o mar já não existe”, Cia Bagagem Ilimitada, “Palestra performática: Preparação Corporal de Atores” de GPDC/UFRJ - no SESC Copacabana; 3o Seminário Internacional Corpo Cênico: diálogos e experiências e "2o Encontro Preparação Corporal, Direção de Movimento e Coreografia no Teatro" UNIRIO, cortejo-performance-instalação “Meu Corpo, Minha Terra” de Luciana Brites, com Ronaldo Fraga, Hugo França e Jean Paul Ganem - Festival Arte Serrinha - SP, “O auto das almas de Hades” e “O palhaço e a Bailarina”, Cia P&B(MG), “A Lua dos Apaixonados e Seresteiros” com Ana Botafogo, Betina du Dalcanale e Marcelo Misailidis (MG), entre outros.

Atuou como preparadora corporal e/ou diretora de movimento em “Bird”, Coletivo Errante - selecionada para o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, “Viúva porém honesta”, de Giulia Grandis, “A morta” e “Avenida Central”(Prêmio Cena Aberta) do Coletivo  Cosmogônico, “Camiño do Mar”, do Coletivo Lamaleta, entre outros. Preparação e direção assistente de "Eu sei quem somos" do Coletivo Cosmogônico - vencedora de três categorias no 16º Festival Nacional de Caxias -, em cartaz no Teatro Solar 2 e Café Pequeno. Assistência de coreografia e preparação de elenco com Ligia Tourinho e Patrícia Pereira em “Menino Maluquinho, a ópera”, de Zezé Chevitareze e José Henrique Moreira (Escola de Música da UFRJ). Direção artística com parceria de Hugo Grativol de “Nua” para o Festival Ovárias com Elea Mercurio.

​

​

EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO

​

Em 2013 realizou parte de seu curso de formação em Educação Física (UFJF) na Universidade do Porto- Portugal. Voltando ao Brasil passou a alinhar método pessoal de treinamento e preparação física, técnica e esportiva aos seus conhecimentos de cuidado, sensibilização e consciência corporal, vindos do Dança, Teatro, estudos somáticos e terapias holísticas.

Uma abordagem de preparação e cuidado do corpo, que ao invés de partir apenas do conceito de treinamento integra as complexidades mais amplas do indivíduo. Alinhada a outras práticas dos movimento do treinamento como o Treinamento Integral, do personal trainer Nuno Cobra e de seu filho Nuno Cobra Jr, a prática questiona e contraria ideais mecanicistas do exercício físico na Saúde. Corpo Vivo, educação e saúde integral do movimento teve influência pela formação em Pilates e Vinyasa Yoga, Bioenergética, Reiki, Estudos Somáticos, práticas de meditação vipassana, entre outras. É aplicada de maneira adaptada a cada indivíduo, para promoção de qualidade de vida, rendimento esportivo, terapia/lazer e preparação corporal, tanto para público em geral, quanto especializado, como atletas e artistas da cena.

​

PESQUISA

 

No Rio de Janeiro, ingressou na UFRJ para o curso de Teoria da Dança, único na América Latina, direcionando seus estudos prático-artísticos a Educação Somática, Dança/Teatro e Dança Contemporânea. Ingressando no Grupo de Pesquisa em Dramaturgias do Corpo, realizou estudos importantes para o momento atual da cultura e artes no país, na área de Política, Memória e Dança. Fez parte da equipe Rio do Mapeamento Nacional da Dança (2015 - 2016) e do projeto Mapeamento dos espetáculos de dança no Rio de Janeiro (2015 - atual), contemplada por bolsas IC - PIBID (2015, 2016, e voluntária em 2017) e IC - FAPERJ (2018).  Foi  a primeira estagiária da Prefeitura do Rio de Janeiro em Dança - Pesquisa e Memória, atuando na Midiateca do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro em 2017 (CCO - RJ) e como integrante do Grupo de Pesquisa do Centro Coreográfico (2017 - 2018).

​

Concentrando-se nos estudos sobre corpo, cena e saúde, desenvolve pesquisa no Mestrado em Dança (UFRJ) em 2019 - Poéticas e Interfaces da Dança, investigando ancestralidades e poética do movimento para o cuidado de si em integração corpo-mente-espírito de artistas da cena.

​

DOM YOGA & ART SCHOOL

​

Desde 2017 trabalha em parceria com a artista Lu Brites; fazendo parte da criação e integrando a equipe da DOM Yoga & Art School criada em 2019, como pesquisadora e coordenadora de comunicação e em 2021 como colaboradora e pesquisadora.

​

​

bottom of page